PREMIAÇÃO

Alunos da EPCAR são destaque na OBMEP

Ao todo, foram conquistadas cinco medalhas de ouro, dez de prata, cinco de bronze e seis menções honrosa
Publicada em: 03/07/2023 14:34
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea

Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), estão entre os medalhistas da fase regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A premiação aconteceu no dia 21/06, no auditório da Escola Estadual Professor Soares Ferreira, em Barbacena (MG). Ao total, os alunos da EPCAR conquistaram cinco medalhas de ouro, dez de prata, cinco de bronze e seis menções honrosas. Entre os presentes estiveram os docentes, discentes e diretores de diversas escolas públicas da região, além do Coordenador Regional da Olimpíada, Sandro Rodrigues Mazorche.

“Desde a primeira edição, o estado de Minas Gerais se figura entre os dois primeiros colocados. A EPCAR sempre teve um destaque, tanto no cenário da regional, como no cenário nacional, com um número relativamente bom de medalhistas, seja ouro, prata ou bronze, além das menções honrosas, sendo uma instituição com um posicionamento de destaque”, disse Mazorche, destacando que a EPCAR sempre esteve representada nas premiações.

Coordenador da disciplina de matemática, na EPCAR, o professor Wanderlei José Pires Junior, destacou que os resultados são fruto de um trabalho diário com os alunos. “Isso é fruto do nosso trabalho em sala de aula, no qual nos orgulhamos de conseguir fazer com que nossos alunos possam pensar, ou seja, as nossas aulas são voltadas para o pensamento matemático e isso faz com que eles estejam aptos a participarem de qualquer competição acadêmica. Nosso maior orgulho aqui é que a gente não tem nenhuma preparação extra para as provas, conforme visto em outras escolas que doutrinam os meninos para participarem destas olimpíadas”, disse o professor.

OBMEP

A OBMEP é um projeto nacional dirigido aos alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, das escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que mais alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional, contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas, e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Foto: Sargento Valentim / EPCAR